Sobre
A 1 de Junho de 2017, a Associação ARA, Associação Cultural e Recreativa de Riba de Âncora, candidatou-se a uma ação de Voluntariado Jovem, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, IPDJ, denominado Geração Z e enquadrada pelo Programa “Agora Nós”, sendo a área temática de intervenção o “Emprego e Empreendedorismo”.
No seguimento da candidatura aceite, constituiu-se uma equipa de três jovens voluntários, composta pela Inês Ribeiro, pela Rosa Sousa e pelo Ricardo Costa, tendo como coordenador Vitor Barroso, na altura a realizar um Estágio, no âmbito de um Curso de Formação Informática de Nível Intermédio, promovido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, IEFP.
Sendo a área temática de intervenção o Emprego e Empreendedorismo, este grupo começou por realizar um levantamento das potencialidades turísticas da freguesia de Riba de Âncora, entre outras, as arquitetónicas, paisagísticas e etnográficas. A ideia era dar a oportunidade aos jovens, desempregados ou não, de com este conhecimento, desenvolverem projetos de empreendedorismo, no âmbito do turismo rural e local.
Depois de algumas reuniões em relação ao trabalho a elaborar, surgiu a ideia da realização deste mesmo site, que tem como objetivo dar a conhecer, virtualmente, o Núcleo Museológico da Memória, Artes e Ofícios de Riba de Âncora, abreviadamente também conhecido por Museu de Riba de Âncora, inaugurado em Agosto de 2014.
Mais tarde, esta equipa espera dar continuidade a este trabalho candidatando-se a outros programas do IPDJ, de forma a dar a conhecer a quem nos visita, novos elementos turísticos da nossa Freguesia, como sejam, os moinhos, o forno comunitário, as calçadas romanas, a arte religiosa, entre outros.